Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Bandidos explodem caixa eletrônico na Prefeitura de Piquete

Atualizado em: 11h11min - 28/06/2012


Explosão aconteceu durante a madrugada e polícia começa investigações
Um caixa eletrônico do banco Bradesco, que fica dentro da Prefeitura de Piquete, foi explodido na madrugada desta quinta-feira (28). A ocorrência aconteceu por volta das 4h30 e a polícia ainda não tem informações sobre os autores da explosão.

O valor roubado não foi divulgado e o local está isolado para perícia.
Fonte: VNews

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Estudantes de Lorena convivem com medo da violência e cobram policiamento

Polícia Militar promete reforço no policiamento aos estudantes em Lorena

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Os universitários de Lorena dividem a rotina dos estudos com a insegurança. Eles reclamam dos constantes assaltos nas repúblicas. Os estudantes também são roubados nas ruas próximas à faculdade e até mesmo nos pontos de ônibus. Assustados e com medo da violência, eles cobram mais policiamento.

Nem uma cerca elétrica intimidou os bandidos no local. Uma casa, onde funciona uma república de estudantes, já foi assaltada quatro vezes nos últimos três meses. "A gente fica com medo de perder tudo o que tem. Já levaram uma vez, podem levar de novo", comentou um estudante.

"Lorena não era tão violenta assim. Fica a apreensão, né. Tentar deixar uma pessoa em casa enquanto os outros saem, é complicado isso", reclamou outro universitário.

Os amigos chegaram a colocar uma grade na porta de entrada. Mesmo assim, não adiantou. Os ladrões arrombaram a porta dos fundos. O jeito vai ser mudar de casa... "A gente acha que a casa é visada. Foram quatro assaltos. Estamos mudando em busca de segurança".

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda Na mesma rua há outra república, e uma história parecida. Há um mês, os bandidos entraram pela janela da frente da casa. Os estudantes temem novos furtos e cobram mais segurança. "A gente sai de casa e é perigoso até encontrar com o ladrão dentro de casa", comenta o estudante.

Além dos roubos às casas, eles reclamam que estão sendo assaltados quando caminham pelas ruas. Os crimes normalmente acontecem no trajeto entre a casa e a faculdade. Por isso, os pontos de ônibus têm sido um alvo comum dos bandidos.

O diretório acadêmico da universidade também tomou algumas medidas. E já enviou um documento ao conselho de segurança. Mesmo com as reclamações, a Polícia Militar diz que não foram registrados tantos crimes como dizem os alunos. Mas promete um reforço no policiamento. "Nós temos ronda escolar, ronda com motocicletas, enfim, estão todos voltados para o policiamento nessa área, inclusive visando a segurança dos estudantes", declarou o Cap. Sérgio Santos, da Polícia Militar.
Fonte: VNews

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Feliz Aniversário Piquete SP

Piquete

HISTÓRIA DA CIDADE
A história da cidade teria como início, mais precisamente, no desbravamento do Vale do Paraíba, que se deu por volta de 1628, com a concessão a Jacques Félix de terras no Sertão do Rio Paraíba. Já em 1645, Jacques Félix fundou a Vila de São Francisco de Chagas de Taubaté, vila a qual, se tornou principal ponto a espalhar novos povoamentos, dando início ao desbravamento do Vale do Paraíba e do Sul de Minas Gerais.
Jacques Félix, em 1643, concedeu ao Capitão Domingos Luiz Leme, sesmaria, no sertão de Guaratinguetá, nascendo ali , uma vila em 1651, com o nome de Vila de Santo Antônio de Guaratinguetá.
Com o tempo, bandeirantes vindo de Taubaté e Piratininga no afã de encontrar ouro e pedras preciosas, utilizavam-se do Porto de Guaypacaré como ponto de partida para a transposição do Rio Paraíba e da Serra da Mantiqueira. No final do séc. XVII, foi erigida junto ao Porto de Guaypacaré uma capela invocando Nossa Senhora da Piedade. Tal porto foi elevado em 1718 à condição de Freguesia. Em 1703, o taubateano Miguel Garcia Velho, descobriu as minas de Caxambu e Itagyba , na atual Delfim Moreira.
O Capitão Lázaro Fernandes , morador na Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Guaypacaré , em 1741, abriu uma picada pelas suas terras até as minas de Itajubá. Tal picada, seria o caminho que futuramente provocaria o surgimento de Piquete.
E virtude do fisco da Coroa Portuguesa, caminhos diversos foram abertos para burlar tal contribuição. Com isso, a Coroa Portuguesa, na pessoas de suas autoridades, instalou no caminho aberto por Lázaro Fernandes, um Registro (Posto Fiscal), sendo obrigatório a parada de todos que por ali quisessem passar.
O Registro contava com um piquete de cavalaria, responsável pela segurança do posto e combate aos que tentassem burlar a fiscalização portuguesa. Tal lugar, passou a ser conhecido como o lugar do piquete.
Com o definhamento da força do bandeirismo, e com a abertura de novos caminhos para Minas Gerais, o comércio valeparaibano diminui consideravelmente, fazendo com que nas Vilas e Freguesias se instalassem engenhos de açúcar e aguardente, ocasionando um processo de urbanização na futuras cidade valeparaibanas.
Em 1788, em virtude do grande desenvolvimento da Freguesia de Nossa Senhora da Piedade do Guaypacaré, o Governador da Capitania de São Paulo, Bernardo José de Lorena, eleva-à a categoria de Vila, dando-lhe o nome de Lorena. A extensão da nova vila abrangia as terras do atual município de Piquete.
No final do séc. XVIII, o café começou a ser cultivado no vale do paraíba, sendo seu cultivo adotado desde as regiões beira-rio até as serranas. As regiões serranas receberam seus tratores e fazendas se formaram em plena serrania.
O café trouxe à estrada da Serra do Itajubá grande movimento de comércio, e consequentemente, o bairro do Piquete crescia, aparecendo pela primeira vez na lista da 7ª Companhia das Ordenanças da Vila de Lorena, descrevendo-se com 63 casas, 303 habitantes livre e 123 escravos. O café proveniente do bairro do piquete representava a maioria da produção cafeeira da Vila de Lorena.
Pelo motivo dos moradores de Piquete serem muito religiosos, em 1888 foi criada a paróquia de Piquete, sendo permitida a construção de uma capela invocada a São Miguel. Com o surgimento da República, o governador de São Paulo, Prudente de Morais dissolve as Câmaras Municipais, indicando intendentes para cada cidade. Em nosso caso Lorena teve o Ten. José Mariano Ribeiro da Silva, tal acontecimento trouxe a Piquete um nosso impulso de progresso.
Com a mudança de governador do estado, devido à grande afinidade com Cel. Mariano, em 17 de maio de 1891 Piquete foi elevada a Vila a Freguesia de São Miguel do Piquete.
O Ten. José Mariano, despede-se de política lorenense, nomeando no dia 15 de junho a 1a Intendência Piquetense com elementos por ele indicados. Após várias tentativas vãs lorenenses de revogar o decreto que elevou Piquete a Vila, o Congresso Nacional em última instância convalidou a autonomia de Piquete como Vila Vieira do Piquete. No governo de Campos Sales o Ministro da Guerra, Mal. Mallet, propôs a criação de uma fábrica de pólvoras sem fumaça e também um sanatório militar em local retirado e saudável.
Em fevereiro de 1902 o Barão da Bocaina convida o Mal. Mallet para encolher o local de construção do sanatório. Para isso era necessária a existência de uma estrada de ferro, que veio a se concretizar em 1904 com a vinda do posterior Ministro, Mal. Argolo, definindo também o local para a construção da futura fábrica de explosivos, que para isso, em 1905, foram adquiridas as Fazendas de Café Sertão, Estrela do Norte e Limeira.
Através do Decreto Estadual n° 1033, de 19 de dezembro de 1906, a Vila Vieira do Piquete é elevada a cidade com o nome de Vila do Piquete, posteriormente, Piquete. Após isso, Piquete passou a desenvolver-se de forma autônoma e segura até os dias de hoje.
Significado do Nome
A palavra piquete significa corpo de tropas de soldados que formam guarda avançada ou porção de tropa a cavalo.
Aniversário da Cidade:
15 de Junho
Gentílico:
piquetense


CARACTERÍSTICAS:
Município turístico situado entre a Serra da Mantiqueira e a do Mar, Piquete é conhecido como Cidade Paisagem. Os desníveis compreensidos entre a Serra e as planícies do Vale tornam seu relevo o mais abrupto do Estado de São paulo. Grande parte de seu território está dentro da Área de Preservação Ambiental e possui mais de 70 cachoeiras cadastradas na Prefeitura. Oferece atrações variadas atrações naturais que, além de propiciar, aos que gostam, tranquilidade e sossego, é muito procurada por praticantes que esportes radicais, como salto de asa delta, rapel, montanhismo, bicicross e motocross, porém ainda está carente em infra-estrutura para atender os turístas.
Clima:
Temperado
Temperatura Média:
22° C
hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:
Vale do Paraíba
Limites:
Lorena, Guaratinguetá,Cachoeira Paulista e o estado de Minas Gerais.
Acesso Rodoviário:
BR 459, SP 183, BR-116
Distâncias:
Da Capital:
200 km
Outras:
Lorena - 18 km
Cachoeira Paulista - 30 km
Cruzeiro - 25 km
Delfim Moreira - 30 km
Aparecida – 41 km
Guaratinguetá - 32,1 km
Itajubá – 45 km
Pouso Alegre – 111 km
São Paulo - 216 km
Rio de Janeiro - 258 km
Belo Horizonte – 503 km
Brasília - 1088 km

hspace=0 TURISMO:
Resumo:


Principais Pontos Turísticos:
Pico dos Marins
Á 2.422 m de altitude,localizado no bairro de mesmo nome,de fácil acesso por trilhas do alto do qual se descortina quase todo o vale do Paraíba e parte do sul de Minas Gerais.
Pico do Ataque
Estrada panorâmica que dá acesso a Campos do Jordão.
Cachoeira do Jaracatiá
Grande queda dagua do rio de mesmo nome no bairro do Mendanha e várias outras cachoeiras de menor porte.
Estação Ferroviária Rodrigues Alves

Prédio em estilo eclético de padrões europeus comuns à época, inaugurado em 15 de setembro de 1906 , juntamente com o Ramal Férreo Lorena - Benfica, pelo então Ministro da Guerra Marechal Francisco de Paula Argolo e por Washington Luiz, Secretário da Justiça do Estado de São Paulo. Prédio nonagenário, rico em detalhes possui lambrequim acompanhando todo beiral dos telhados. Na massa de revestimento foram feitos trabalhos em relevo. Nos cantos, imitando estrutura em cantaria, colunas dentadas. Sobre as portas e janelas, relevo em formato de cunha, como se houvessem tijolos, suportando as vergas.
Pórtico da Fábrica Presidente Vargas
Majestoso pórtico erigido na antiga entrada principal da Zona Militar. Concepção artística do Prof. Antônio Cesar Doria, inaugurado em 19 de novembro de 1955, pelo Cel. Edgar de Abreu e Lima, seu idealizador. Apresenta o monumento quatro painéis decorativos medindo 5,10m x 3,20m com alegorias em baixo relevo representando a Pátria Brasileira, as Classes Armadas, a Fábrica Presidente Vargas e a Técnica, sendo os dois primeiros voltados para a cidade de Piquete, e outros voltados para a zona militar. Também são apresentados três medalhões em cada uma dessas faces, na parte superior, um de 1,60m de diâmetro representando as Armas da República e outros dois de 2,20m com os retratos do Presidente Rodrigues Alves e do Ministro da Guerra, Marechal Francisco Argolo. Logo abaixo dos medalhões encontra-se o nome da Fábrica Presidente Vargas. Possui, o monumento, além disso, um mastro de 6,1m, somando o total de 20m de altura.

Praça Duque de Caxias

Projeto do Tenente Coronel José Pompeu Monte, a Praça Duque de Caxias foi inaugurada no dia 9 de novembro de 1952. No complexo que engloba praça, ainda se encontra, já desativado, o cinema da cidade, Cine Estrela do Norte e o Grêmio Duque de Caxias (Elefante Branco). A praça representa hoje, um ponto de encontro dos habitantes da cidade de todas as idades, sendo ela também palco de manifestações cívicas e culturais

Cachoeira do Jaracatiá
É tida como a maior cachoeira de Piquete devido a sua extensa queda (200m), localizada no Bairro Mundo Novo.

Igreja de São Miguel das Almas
Antiga Matriz de São Miguel. Construção centenária, em estilo clássico, eregida em 1891, foi a primeira edificação religiosa da cidade de Piquete invocada a São Miguel Arcanjo. Permaneceu como Matriz da cidade até a construção da nova Sede da Paróquia.

Antigo Hospital da Fábrica Presidente Vargas

Construção Majestosa datada da década de 40, construída para abrigar o Hospital Militar da Fábrica Presidente Vargas. Complexo inaugurado em 28 de agosto de 1948 pelo então Presidente da República Gen. Eurico Gaspar Dutra.

Fazenda Fortaleza
Fazenda formada no século XVIII, localizada no Bairro das Posses, pertenceu ao Visconde de Guaratinguetá, servindo de casa de repouso para doentes e parturientes da família do Visconde e amigos. Importante Fazenda, foi ela a primeira casa rural da região a possuir um sistema de água encanada, sendo ele todo feito de cobre. Fortaleza chegou a ter duzentos escravos registrados como moradores. No Ciclo do Café, foi grande produtora do mesmo, destacando-se entre as fazendas da região. Conserva hoje, prédios da época de sua formação, como a sede da Fazenda, nobre casarão com mais de duzentos anos.

Fazenda Santa Lídia
Fazenda localizada no Bairro Itabaquara, próximo à BR-459. Datada do século XVIII, possui em suas instalações, além da sede muito bem conservada, uma senzala em estado original com objetos da época. Também podem ser encontradas roda-dágua, terraço de café, ruínas de construções seculares e um trecho de estrada calçada por escravos, sendo que esta liga a sede da fazenda a uma mina de talco, hoje desativada.

Fazenda Santa Inês
Fazenda localizada no Bairro dos Marins, com acesso pelo trevo do Bairro Itabaquara ou pela Rodovia Cristiano Alves da Rosa. Santa Inês foi construída por padres. Abriga Casa de Máquinas, construções do século XIX e abundante beleza natural ao seu redor. Ao lado temos a vista de sua Sede.

Outros Pontos de Interesse Turístico
- Cachoeira das Andorinhas - Bairro do Mundo Novo
- Cachoeira Véu de Noiva
- Cachoeira da Edite - Bairro dos Marins
- Cachoeira Água da Prata
- Pico dos Marins - 2421 m
- Pico Ataque - 2030 m
- Pico do Cabrito - 1817 m
- Pico Focinho de Cão - 1767 m
- Pico da Meia Lua - 1615 m

hspace=0 EVENTOS:
Calendário de Janeiro a Dezembro:
Junho
17 - Festa do Município
Julho
- Festa do Tropeiro e Peão de Boiadeiro
Setembro
- Festa do Padroeiro - São Miguel Arcanjo
Outubro
04 - Festa de São Benedito
hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIQUETE
E-mail: prefeitura@piquete.sp.gov.br
Telefones: (12) 3156-1000
Sites: http://www.piquete.sp.gov.br/

sábado, 9 de junho de 2012

Telefone Social

Serviço inclui 42 mil famílias no Vale
Os moradores da região cadastrados em programas sociais do governo federal podem, desde ontem, solicitar sua inclusão no programa, que oferece serviços de telefonia fixa com mensalidade 66% menor que a convencional
São José dos Campos
Os moradores da região cadastrados em programas sociais do governo federal podem, desde ontem, solicitar sua inclusão no programa ‘Telefone Social’, que oferece serviços de telefonia fixa com mensalidade 66% menor que a convencional.
Nas três principais cidades do Vale, 42 mil famílias poderão ser beneficiadas com a tarifa mais barata.
Em geral, usuários de telefonia fixa pagam assinatura mensal média de R$ 40,24.
No ‘Telefone Social’, a mensalidade varia entre R$ 12,62 e R$ 14,80 (com tributação incluída), valor que dá aos beneficiados 90 minutos para uso em ligações entre telefones fixos.
Caso o usuário extrapole o limite, poderá solicitar inclusão de créditos pré-pagos.
Para se inscrever no programa, os interessados devem entrar em contato com a concessionária que presta o serviço de telefonia na cidade, ou procurar os postos de atendimento social da prefeitura.
A única exigência para as famílias é que elas estejam cadastradas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e estejam com dados atualizados há pelo menos dois anos.
A oferta do benefício, no entanto, não é imediata. Os primeiros agraciados terão o serviço mais barato a partir de 8 de junho de 2013.

Escalonamento. Num primeiro momento, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) irá priorizar famílias entre um e dois salários mínimos.
As demais famílias cadastradas terão a tarifa mais barata a partir de 8 de junho de 2014.
Segundo a Anatel, a diferença de tempo entre os grupos é para amenizar as perdas das operadoras, estimada entre R$ 800 milhões e R$ 1,4 bilhão.
No país, 22 milhões de famílias poderão ser beneficiadas com o ‘Telefone Social’.

SAIBA MAIS
Telefone socialPrograma do governo federal prevê mensalidade até 66% mais barata do que as assinaturas convencionais

BenefícioMensalidade varia entre R$ 12,62 e R$ 14,80, valor que dá direito a 90 minutos de ligação local entre telefones fixos

Quem pode
Famílias beneficiadas em programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família

Como se inscrever
Usuários devem entrar em contato com operadora que presta serviço de telefonia ou procurar postos de atendimento social da prefeitura
Fonte: O Vale

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Arraia de São João no Santuário Nacional de Aparecida.

 

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida realiza entre os dias 8 e 10 e 15 e 17 de junho o Arraiá de São João.

A festa junina, que já está em sua 7ª edição, tem como objetivo arrecadar fundos para as entidades beneficentes de Aparecida.

Confira a Programação:
Primeiro final de semana
Dia 08/06 (Sexta): Rastapé
Dia 09/06 (Sábado): Fábio Satim E Luciana
Dia 10/06 (Domingo): Banda 8 Segundos

Segundo final de semana
Dia 15/06 (Sexta): Adair Cardoso
Dia 16/06 (Sábado): Adriano Diniz E Gabriel
Dia 17/06 (Domingo): Marlon E Maicon

A entrada custa R$ 5,00 e os portões estarão abertos a partir das 19h. Durante o sábado e no domingo, entre 9h e 17h, a entrada no espaço é gratuita para utilização do Parque de Diversões e acesso às barracas de comidas típicas.
Os shows acontecem das 22h às 23h30.

Informações através dos telefones (12) 3104 2560 e (12) 3104 1042.






Temporada lota Campos do Jordão e abre vagas de trabalho na cidade

Quase 50 mil veículos devem passar pela Floriano Rodrigues Pinheiro rumo a Serra da Mantiqueira no feriado de Corpus Christi.

Com a chegada do frio, o destino mais procurado pelos turistas da região deve ser Campos do Jordão neste feriado prolongado de Corpus Christi. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual, desta quarta-feira (6) até domingo (8), quase 50 mil veículos devem passar pela rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, que dá acesso às cidades da Serra da Mantiqueira.

Por isso, a recomendação da PRE é que os turistas evitem viajar até a meia-noite e também entre as 7h e as 16h dessa quinta-feira (7). Esses devem ser os horários de maior fluxo. E para quem está pensando em encarar essa viagem, é bom que tenha se programado, pois 92% dos leitos já estão reservados para esse feriado, ou seja, quem não reservou, pode ter que fazer o bate-e-volta.

Credito: Reprodução / Rede Vanguarda
Casal observa vitine em uma das lojas
Vagas temporárias

Para quem é de Campos do Jordão, o Corpus Christi sempre chega com muita expectativa. O feriado é considerado um termômetro para temporada de inverno. Uma boa época para conseguir um emprego, porque o número de vagas está em alta.

Até agora já foram criadas 300 novas oportunidades. A maioria para jovens, entre 18 e 35 anos. Garçons e cozinheiros são os mais procurados. Só em um dos restaurantes do Capivari foram oito contratações temporárias.

Além de comer bem, quem vai a Campos do Jordão também não dispensa um passeio pelas vitrines. Por isso, malharias e confecções também estão com a produção acelerada. Uma fábrica de couros da cidade triplicou as peças e a quantidade de funcionários para a temporada. E se a temperatura continuar caindo, as contratações devem esquentar ainda mais.
 
Fonte: VNews
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.