Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

trem-bala

Governo federal vai publicar edital do projeto do trem-bala

Audiência pública sobre o TAV em São José. Foto: Arquivo/O ValeAudiência pública sobre o TAV em São José. Foto: Arquivo/O Vale
Minuta do edital estará disponível no site da ANTT na próxima semana; leilão deve ocorrer no ano que vem
Chico Pereira
São José dos Campos

O governo federal anunciou que irá divulgar na próxima semana a minuta do novo edital do TAV (Trem de Alta Velocidade), entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, e planeja realizar um primeiro leilão de concessão do empreendimento em maio do próximo ano.
A minuta do edital será disponibilizada no site da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para consulta pública, a partir do dia 23 de agosto.
A expectativa do governo é que o edital final seja colocado à disposição do mercado em dezembro deste ano.
Antes, serão realizadas audiências públicas em várias cidades, entre elas, São José dos Campos.
A retomada do projeto do Trem-Bala foi anunciada ontem em Brasília, na solenidade de lançamento pela presidente Dilma Roussef (PT) do Programa de Investimentos em Logística: Rodovias e Ferrovias, com investimentos de R$ 133 bilhões.
Após o fracasso de dois leilões do Trem-Bala, o governo decidiu fatiar o projeto em duas etapas.
Na primeira será definido a empresa que irá fornecer a tecnologia e os trens. Na segunda, será escolhida a empresa que irá construir a ferrovia de alta velocidade.
A intenção é que o TAV esteja em operação até 2020.

Estatal. A Etav, estatal criada para gerenciar o projeto, será transformada na EPL (Empresa de Planejamento em Logística), sob o comando de Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da ANTT.
A nova estatal será criada por Medida Provisória e terá a incumbência de gerenciar o pacote de concessões de rodovias e ferrovias anunciado ontem pela presidente Dilma.

Paradas. Com 510 quilômetros de extensão, a ferrovia de alta velocidade vai cruzar a Região Metropolitana do Vale do Paraíba.
Pelo projeto, a RMVale terá pelo menos duas estações obrigatórias. Uma em Aparecida e outra a ser definida pelo operador do sistema. O custo inicial do projeto, de R$ 33 bilhões, pode ser revisto, uma vez que a estimativa foi feita em 2008.
A RMVale poderá abrigar uma das oficinas de manutenção do sistema.
Fonte: O Vale
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.