Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Mudanças de hábitos na sociedade

Canais - A Realidade Como Ela é
Escrito por Arvelos Vieira
Qua, 08 de Fevereiro de 2012 16:00
Até pouco tempo a função da mulher era procriar, cuidar da casa, dos filhos e do marido. Mulher que não fosse "prendada" não servia pra casar, pois casar significava ter de saber lavar, passar, costurar cozinhar e parir com responsabilidade.
Mulher trabalhar "fora" era um Deus nos acuda; entrar para a política então, nem pensar. Mulher fumante era coisa de prostituta, assim como eram discriminados os artistas, os jogadores de futebol, os poetas e outros que pertenciam ao chamado time dos "vagabundos".
O homem fumante, esse não! Era admirado, visto como viril, atraia as mulheres. Sua imagem corroborada ao vício do tabaco o fazia ser visto como a essência do macho, vício esse, hoje reconhecidamente estúpido e imbecil. Mas os incentivos vinham de todos os lados; das telas dos cinemas, protagonizado por grandes astros como Clark Gable, James Dean, Rock Hodson, Steve MacQueen, dentre muitos...
... e também pelas "maravilhosas" publicidades bancadas pela Souza Cruz, associando o cigarro a grandes aventuras e conquistas que enchiam nossos olhos (Marlboro, Hollywood, etc.).
O cigarro era tão presente em nossas vidas que nós, crianças, tínhamos preferência pelos cigarrinhos de chocolate PAN, que com muito orgulho nos permitia imitar os adultos.
E os incentivos não ficavam por aí. Nossa geração viveu o final da era faroeste nas telas dos cinemas, nos permitindo cultivar o desejo de ganhar de presente aqueles bonitos revólveres da fabricante de brinquedos Estrela, que enchiam nossos olhos. Naqueles idos bons tempos, qual criança não vibrava quando ganhava de presente, digamos, um "kit cinturão" contendo fivelão que imitava os nossos ídolos do bangue-bangue, dois coldres, revólveres e espoletas?
Meu pai contava, aí já era mais do seu tempo, anos 50, início dos anos 60, que o lança-perfume era comercializado e tinha entrada livre em qualquer lugar, vez que sua finalidade era para uso inocente. Os rapazes de posse de um spray de alumínio, o utilizava então somente para espirrar no pescoço das moças nos clubes carnavalescos, promovendo refrescamento e exalando o ambiente de perfume.
Aliás, o lança-perfume foi a grande invenção do carnaval brasileiro. Surgiu em1906, no Rio de Janeiro e logo se espalhou de norte a sul do país. Infelizmente com o tempo o lança perfume passou a ser usado para outros fins, se tornando uma droga poderosa, fazendo com que o governo o proibisse.
E assim os hábitos da sociedade vivem mudando. Alguns, para o bem comum de todos, como a proibição das propagandas dos cigarros, o maior foco de doença do ser humano.
Dançou até o Gerson, "canhotinha de ouro" que se notabilizou na Seleção de 70, quando, depois que largou o futebol, passou a "levar vantagens" na vida, fumando Vila Rica. ("Leve vantagem você também, faça como eu, fume Vila Rica, afinal eu gosto de levar vantagem, certo!"). Hoje os locais para fumantes estão sendo restringidos ao máximo.
Também nos dias atuais o que menos interessa numa mulher é que ela seja "prendada". A mulher conquistou direito a tudo na sociedade, inclusive o mais banal; fumar a vontade quando e onde quiser (desde que o local seja permitido!) o que, particularmente, não vejo com aprovação. Convenhamos; beijar mulher fumante com gosto de coisa "desagradável", torna-se mais "desagradável" ainda, vez que ela perde todo o encanto feminino.
Ao contrário do passado, artistas de televisão e jogadores de futebol hoje "vão à forra", desfrutando das atividades mais rentáveis do mercado financeiro do país e porque não dizer do mundo, pois não só se tornaram "galinhas dos ovos de ouro" na arte de ganhar dinheiro, como também fama, glamour e vasto conhecimento, o que, convenhamos, uma DISCREPÂNCIA ABSURDA se comparado as demais profissões normais que exigem anos de estudos, sacrifícios e muitas despesas, para formar os profissionais que fazem esse país funcionar. O que move uma sociedade é então somente a força do trabalho; esporte, sem menosprezar sua importância, nada mais é que lazer. Numa situação inusitada, digamos uma guerra ou catástrofe, o primeiro que para é o esporte.
As crianças hoje não podem mais brincar de "bandidos e mocinhos" como fazíamos antigamente, pois armas de brinquedo não existem mais. Elas foram retaliadas devido à contumácia do uso dessas imitações em atividades criminosas. Hoje é terminantemente proibida a fabricação de brinquedos que imitem qualquer tipo de arma.
O uso do lança-perfume antes tão inocente hoje se tornou crime protocolado por Lei.
A verdade é que tudo muda. Algumas coisas para o bem, outras, para o BEM MAL.
Se antes tínhamos uma moça pra "namorar" e outra pra "bagunçar", ou seja; o "couvert" seguido da "refeição" para após às 22 horas, com a evolução dos tempos e a emancipação social e total da mulher, ela se tornou um "self-service" completo, nos oferecendo um amplo cardápio, e com isso permitindo com que a "zona de meretrício" perdesse sua razão de ser, vez que a zona não está mais "lá" ou "ali", mas sim em "todos os lugares" da sociedade, até mesmo nas concentrações religiosas (Não "chiem" para não me obrigar a aprofundar-me no assunto, pois sei de aberrações "abafadas" envolvendo até mesmo overdose de drogas!).
Hoje se tornou comum a juventude acordar num motel, depois de uma noitada a que chamam de "rock-roll", composta de bebidas, sexo, drogas e orgia para, aí sim, se conhecerem de verdade - "Quem é você?... Eu sou João, e você?... Eu sou Maria... Ah! Muito prazer!".
Assim é a vida e suas mudanças quase sempre para pior. Do jeito que estamos caminhando a passos céleres, podemos dizer que os integrantes da "Sodoma e Gomorra", extintos pela fogueira depois que excederam na putaria (segundo a Bíblia!), se estão assistindo a tudo isso de algum lugar, devem estar "putos" da vida por terem sido penalizados por muito menos, assim como morrendo de inveja da nossa Realidade Como Ela É...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.